OSHO


TEXTOS


DOLANO (DISCÍPULA DE OSHO)
VÍDEOS

PERGUNTA: Amado Mestre, percebi que é mais fácil ficar realmente silencioso enquanto o escuto do que em qualquer outra meditação. Quando você pára de falar, tudo parece parar por um momento e tenho o vislumbre do que a meditação pode ser.

OSHO: Meu falar é uma de minhas estratégias para a meditação. O falar nunca antes foi usado desta maneira: falo não para lhe dar uma mensagem, mas para interromper o funcionamento de sua mente.
E não é somente aqui, mas distante... em qualquer lugar do mundo onde pessoas estejam escutando o vídeo ou o áudio, elas atingirão o mesmo silêncio. Assim como você escuta música, escute-me dessa maneira. Não me escute como você escuta um filósofo; escute-me como você escuta os pássaros, escute-me como você escuta uma cachoeira, escute-me como você escuta o vento soprando por entre os pinheiros; não através da mente discursiva, mas através do coração participante. E então, algo que continuamente você sente que está faltando, não estará faltando.

Coloque a mente de lado. Enquanto me escuta, não tente entender; apenas escute silenciosamente. Não decifre se o que estou dizendo é verdadeiro ou não. Não se preocupe com a sua verdade ou inverdade; não estou lhe pedindo para acreditar, então não há necessidade de pensar sobre a sua verdade ou inverdade. Escute-me apenas como você escuta os pássaros cantando ou o vento passando pelos pinheiros ou o som da água corrente...”

Textos em Inglês:


Osho (1931-1990) foi um professor de filosofia e mestre na arte da meditação. Fundou um movimento espiritual com características de uma nova religião, com a busca pelo divino, rituais, doutrinas e até escrituras. Publicou mais de 600 livros.

Osho nasceu em Raisen District, Índia, no dia 11 de dezembro de 1931. Formado em filosofia, dava aulas na Universidade de Jabalpur e conquistou seus primeiros discípulos. Em 1962 abriu um centro de meditação e iniciou um ciclo de palestras ao redor da Índia. Em 1964, suas palavras foram publicadas no livro “O Caminho Perfeito”.

A partir de 1966 Osho dedicou-se exclusivamente à vocação de guru e passou a organizar acampamentos de meditação na zona rural do país. Em 1971 mudou seu nome de “Chandra Mohan Jain” para "Bhagwan Shree Rajneesh" ou Rajneesh “o senhor abençoado”. No fim dos anos 70, seu acampamento recebia cerca de cem mil pessoas por ano.

Em 1981, Osho e seus seguidores mudaram para um terreno no deserto de Oregon, nos EUA, onde criou a comunidade “Rajneeshpuram”. Atraiu doações de milionários para construir sua cidade. Pregando o liberalismo em relação ao sexo, criou repudio da sociedade local. Osho teve seu visto de residência negado. Em 1985 foi acusado de violar a lei de imigração, passou 6 dias preso e libertado após pagar fiança de US$ 400mil e promessa de deixar o país. Osho teve seu visto negado em 21 países e foi obrigado a voltar à Índia. Em 1990, mais uma vez, mudou seu nome para Osho "oceânico". Osho faleceu na Índia, no dia 19 de janeiro de 1990. (Fonte do texto: o Pensador)



Comentários

Mensagens mais visualizadas dos últimos 7 dias