NISARGADATTA MAHARAJ


Sri Nisargadatta Maharaj



"Aconteceu que eu acreditei em meu Guru. Ele me disse que eu não era nada senão meu eu e acreditei nele. Ao acreditar nele, comportei-me de forma correspondente, e cessei de preocupar-me com o que não era eu nem meu." "O meu Guru ordenou que eu me agarrasse ao sentido de "Eu sou" (de presença), e que não desse atenção a mais nada. Eu simplesmente obedeci. Não segui nenhuma técnica especial de respiração ou de meditação, nem segui nenhum estudo das escrituras. O que quer me que acontecesse, e que afastasse a minha atenção de mim mesmo, eu teria que retornar sempre ao sentido de "Eu sou". Pode parecer muito simples, até mesmo básico. A única razão para Eu ter feito isso foi porque o meu Guru assim me disse. E funcionou! A obediência ao Guru é um poderoso solvente de todos os desejos e medos. Tudo desapareceu - eu mesmo, meu Guru, a vida que vivi, o mundo que me rodeava. Somente a paz permaneceu e um silêncio insondável. Na quietude da mente, vi-me como Eu sou - desvinculado." - Sri Nisargadatta Maharaj*


TEXTOS:

VÍDEOS


CONSCIÊNCIA (Por Gilbert Schultz, Discípulo de Nisargadatta Maharaj)

Sri Siddharameshwar Maharaj

Partilhei Alguns Textos Neste Blog de Sri Siddharameshwar Maharaj, Mestre de Nisargadatta Maharaj, Deixo aqui os Links:
Em Inglês:

Sri Ranjit Maharaj

Outro Maravilhoso Discípulo de Sri Siddharameshwar foi Sri Ranjit Maharaj, Partilho Alguns Textos Neste Blog de Ranjit Maharaj:


*Nisargadatta Maharaj (17 de abril 1897 - 8 de setembro de 1981), nascido Maruti Shivrampant Kambli, foi um Guru hindu de Advaita Vedanta (não-dualismo), pertencente ao Inchegeri Sampradaya, uma linhagem de professores da Navnath Sampradaya e Lingayat Shaivism. A publicação em 1973 de "Eu Sou Aquilo" (I Am That), uma tradução em Inglês de suas palestras em Marathi por Maurice Frydman, lhe trouxe reconhecimento mundial e seguidores, especialmente da América do Norte e Europa.

Nisargadatta nasceu no amanhecer de 17 de Abril de 1897, um dia de lua cheia no mês de Chaitra, de um casal devoto hindu: Shivrampant Kambli e Parvatibai, em Bombaim. O dia também era de Hanuman Jayanti (Os relatos mais antigos colocam o nascimento de Maruti em março, mas agora sabemos que a Hanuman Jayanti naquele ano foi em 17 de abril), o aniversário de Hanuman, o rei-macaco herói lendário do poema épico Ramayana, ajudante altruísta do Senhor Rama, daí o menino foi chamado de 'Maruti' (outro nome de Hanuman).

Maruti Shivrampant Kambli viveu em Kandalgaon, uma pequena aldeia no distrito Ratnagiri de Maharashtra, onde cresceu em meio a sua família de seis irmãos, dois irmãos e quatro irmãs. Seu pai, Shivrampant, trabalhou como empregado doméstico em Mumbai e depois se tornou um pequeno agricultor em Kandalgaon. Em 1915, depois que seu pai morreu, ele mudou-se para Bombay para sustentar sua família. Inicialmente, ele trabalhou como balconista em um escritório, mas rapidamente ele abriu uma pequena loja de artigos, que vendia principalmente beedis - cigarros enrolados em folha, e logo era dono de uma cadeia de oito lojas de varejo. Em 1924 ele se casou com Sumatibai e tiveram três filhas e um filho.

Em 1933, ele foi apresentado a seu guru, Siddharameshwar Maharaj, o dirigente da sucursal Inchegiri do Navnath Sampradaya, por seu amigo Yashwantrao Baagkar. Seu guru lhe disse: 

"Você não é o que pensa ser ...". 

Ele então deu a Nisargadatta instruções simples que ele seguiu na íntegra, como ele mesmo contou mais tarde: 

"Meu guru ordenou-me a persistir no pensamento "eu sou" e não dar atenção a nada mais. Eu apenas obedeci. Eu não seguia qualquer curso particular de respiração, ou meditação, ou estudo das escrituras. O que aconteceu, eu retirarei a minha atenção de tudo e permaneci com o sentimento "eu sou". Pode parecer simples demais, mesmo cru. Minha única razão para fazê-lo foi que o meu guru me disse isso. No entanto, deu certo!" 

Seguindo as instruções de se concentrar na sensação de "eu sou", ele usou todo o seu tempo livre à procura de si mesmo em silêncio.

Depois de uma associação que durou quase dois anos e meio, Siddharameshwar Maharaj morreu em 9 de Novembro de 1936. Em 1937, Nisargadatta deixou Mumbai e viajou por toda a Índia. Ele finalmente voltou para sua família em Mumbai em 1938, onde passou o resto de sua vida. Na viagem para casa, ele chegou ao despertar: Na viagem de regresso evidentemente ele abriu em uma realização irreversível, ininterrupta de Atma transcendente imanente Eu Divino. Suas práticas espirituais tinham esgotado todos os samskaras, os gostos e desgostos problemáticos herdados do karma passado. Finalmente despertou para o Absoluto, Realidade Absoluta. Todo apego, aversão e ilusão tinham terminado. Nisargadatta estava agora totalmente livre no estado de Jivanmukta, um liberado enquanto ainda num corpo.

Entre 1942-1948, ele sofreu duas perdas pessoais, primeiro a morte de sua esposa, Sumatibai, seguido pela morte de sua filha. 

Ele começou a dar iniciações em 1951, depois de uma revelação pessoal de seu guru, Siddharameshwar Maharaj: 

Desde Seu retorno a Bombaim em 1938, Nisargadatta tinha sido procurado por aqueles que desejavam o seu conselho em assuntos espirituais. Muitos queriam tornar-se seus discípulos e obter mantra-iniciação formal dele, reverentemente chamando-o "Maharaj", "Grande Rei (Espiritual)". No entanto, ele estava relutante em ter discípulos e servir como um guru. Finalmente, em 1951, depois de receber uma revelação interior de Siddharamesvar, ele começou a iniciar alunos. Depois que se aposentou de sua loja em 1966, Nisargadatta Maharaj continuou a receber e ensinar os visitantes em sua casa, dando discursos duas vezes por dia, até sua morte, em 8 de setembro de 1981 com a idade de 84 anos, de câncer na garganta.


Ensinamentos:

De acordo com Timothy Conway, a base todo o ensinamento de Nisargadatta foi:

A Nossa Verdadeira Identidade é: Não-Nascido, Imortal, Consciência Absoluta, o Infinito e Eterno Parabrahman.

Para Maharaj, o nosso único "problema" é um caso de erro de identidade: nós presumimos ser um indivíduo, e, fundamentalmente, não somos um indivíduo, somos intrinsecamente sempre e somente o Absoluto.

Nisargadatta explica: A força da vida [prana] e da mente estão a funcionar [por conta própria], mas a mente vai tentá-lo a acreditar que é "você". Portanto entenda sempre que você é a não espacial e atemporal Testemunha.

A Autoinvestigação: 

De acordo com Conway, a Consciência do Absoluto poderia ser recuperada por: A desidentificação radical do sonho de "eu e meu mundo ", via intensa meditativa, autoinvestigação (atma-vichara) e suprema sabedoria (vijñana ou jñana).

"Eu só sei Atma-yoga, que é "Autoconhecimento", e nada mais.

A Devoção:

Nisargadatta era crítico de uma abordagem meramente intelectual à verdade não-dual. Ele tinha um forte zelo devocional ao seu próprio guru, e sugeriu o caminho da devoção, Bhakti Yoga, a alguns de seus visitantes. Jnana Yoga não é a única abordagem para a Verdade. Nisargadatta também enfatizou o amor ao guru e a Deus. (Fonte: Wikipédia)

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