Qual é a Diferença Entre Conhecer e Ser? | Ram Dass


Ram Dass (6 de Abril de 1931)


"Quando você já está em Detroit, você não tem que apanhar nenhum transporte para chegar lá." - Ram Dass


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CONHECER E SER?


Quando você anda pela rua, você vê outros seres que estão agindo, que estão pensando, que estão usando roupas e acessórios, que são mais velhos ou que são mais jovens, e que têm as suas próprias vidas pessoais. Você consegue ver todas as suas diferenças pessoais, mas também as consegue ver como os invólucros que contêm o Ser.

Este é um corpo de 1931 e está decaindo a um determinado ritmo. Isso é inevitável. Quer dizer, eu posso prolongar ou atrasar um pouco esse ritmo, mas o seu decaimento é inevitável. A personalidade deste Ser tem as suas inúmeras, mas pequenas, neuroses residuais. Mas também pode ser  encantadora, afetuosa, acolhedora, inteligente, ou seja, é uma personalidade, e estes são os meus veículos para estar presente aqui na Terra.

É como um fato espacial, tal como, quando você vê os astronautas no espaço, e eles estão envolvidos naqueles fatos. Esses fatos permitem que eles estejam naquele elemento em particular, e por isso nós também estamos num elemento que exige que estejamos revestidos de um determinado corpo e de uma determinada personalidade.

Observe aquilo que eu estou fazendo. Eu estou lhe sugerindo que não nós somos estas identidades, com as suas personalidades ou com os seus corpos, que nós somos muito mais do que isso, e a situação seguinte que enfrentamos ao reconhecermos essa parte mais profunda de nós mesmos é que ela não é capaz de ser vista com os nossos olhos, ou que não pode ser tocada com as nossas mãos, ou seja, Ela não é reconhecível por nenhum dos nossos sentidos externos.

E, então, devido a isso será adequado da nossa parte tomarmos esse total de nós mesmos e assumirmos que não é real?

Em todos os momentos que você não está preso na sua personalidade, que não está preso no seu papel, ou não está preso na identificação com o seu corpo, você poderá assumir nesses momentos que o que quer que esteja experienciando, é ilegítimo? Será que você pensa: "Oh, eu devo estar louco. Isto é completamente irrelevante."

Você não sabe o que fazer com a informação que não relaciona você com um objeto, porque a natureza real do seu Ser é tal que você apenas pode sê-lo.

Você não pode conhecê-lo, mas você pode sê-lo.

Neste exato momento está um corpo aqui sentado, ele tem uma determinada personalidade que está falando neste momento, e por trás de tudo, por dentro de tudo, eu estou aqui. Como é que eu poderia me descrever a mim próprio? Eu diria que "Eu sou". No minuto em que eu atribuo qualquer adjetivo ou atributo, eu imediatamente reduzo-me a menos do que aquilo que realmente eu sou, porque Aquilo que realmente sou, é o "Eu sou" (senso de Presença).

Na meditação, chamamos-lhe de Consciência. É o sujeito, não é o objeto, você nem pode pensar n'Isso, porque a mente pensante objetifica, e a maioria de nós está sempre ocupada e preocupada em ser quem nós pensamos que somos, e a consequência desse processo, é que fazemos de nós próprios objetos. Pensamos sobre nós mesmos, e a primeira consequência é tornarmo-nos alienados (separados) das outras pessoas, e depois nos alienamos (separamos) de nós mesmos. Os Cristãos chamam a essa Consciência, a esse Ser, a "Alma".

Neste momento, todos nós projetamos determinadas identidades através dos nossos corpos e das nossas personalidades, você pode ver quem uma pessoa é, olhando para ela. Você pode ver quem elas pensam que são. Você pode ver nas linhas dos seus rostos e na qualidade dos seus sorrisos. Você pode ver quando alguém está se sentindo feio, quando alguém sente que não foi amável ou quando está com medo.

E você também pode ver quando as pessoas se sentem conectadas à beleza e quando se sentem conectadas a algo muito mais profundo do que elas próprias.


Ram Dass


Origem das palavras de Ram Dass:
https://www.ramdass.org/what-is-the-difference-between-knowing-and-being/
(tradução livre)

Comentários

Mensagens mais visualizadas dos últimos 7 dias