Vedanta - Filosofia ou Religião?



"Quando, enquanto indivíduos, redescobrimos o espírito, somos geralmente levados a alimentar e cultivar este despertar, o que implica muitas vezes um certo grau de retracção do mundo e de retorno a si mesmo. Para algumas pessoas isso consiste em passar tempo na natureza; para outras, envolve a prática da meditação, afastamento em retiro, etc... Alguns procurarão simplesmente ter tempo para estar sós e tranquilos. Trata-se frequentemente de um período em que nos desligamos parcialmente ou completamente das nossas relações com os outros, do nosso trabalho e/ou de outras ligações que tendem a afastar-nos de nós mesmos. Para algumas pessoas esta fase pode durar apenas alguns dias ou meses. Cada um de nós é único, por isso todos experimentamos esta movimentação para o interior de maneiras diferentes. De uma maneira ou de outra todos temos de aprender a mergulhar dentro de nós e permanecer nesse lugar tranquilo durante algum tempo. É aí que encontramos uma relação cada vez mais profunda com o nosso espírito.

Quando nos sentimos profundamente em contacto connosco, descobrimos com frequência uma sensação de clareza, de visão, de sabedoria, de poder e de amor. Isto deve-se ao facto de estarmos em contacto com a energia expansiva do espírito e não nos deixarmos distrair pelos problemas e responsabilidades em lidar com o mundo da forma.

Se escolhermos seguir um dos caminhos espirituais tradicionais, podemos ficar mais ou menos afastados do mundo. Nesse caminho podemos ser fiéis ao nosso espírito e evitar o confronto com os apegos e padrões da forma. Infelizmente nunca teremos a oportunidade de integrar completamente espírito e forma.

Para criarmos um novo mundo, somos desafiados a movimentar-nos no mundo da forma com total consciência espiritual. Precisamos de reconhecer as diferenças entre o nosso espírito e a nossa forma e aprender a integrá-los." - Shakti Gawain

VEDANTA - FILOSOFIA OU RELIGIÃO?

 Desmistificando alguns conceitos e práticas hindus

Alguns conceitos e fundamentos de Vedanta... desmistificando o aparente politeísmo do hinduísmo, o uso de Imagens, evolução, salvação. 

Palestra de Swami Jitananda no Centro Ramakrishna Vedanta Brasília, junho 2017.

1ª PARTE
(30 minutos)

https://www.youtube.com/watch?v=JC77Sx1M2OQ


2ª PARTE 
(30 minutos)

https://www.youtube.com/watch?v=cgK5qQORSPw

Palavras de Shakti Gawain: 
Eckhart Tolle em Português FB
(Vivendo na Luz, pág. 71)



Comentários

Mensagens mais visualizadas dos últimos 7 dias