60 Citações de Ananda Mayi Ma




"Em cada respiração tente estar sempre em comunhão com Ele através do Seu nome."

Ananda Mayi Ma

"Encontrar-se a si próprio é encontrar Deus, e encontrar Deus é encontrar-se a si próprio"

Ananda Mayi Ma


Ananda Mayi Ma (1896-1982) foi uma das mais influentes e conhecidas místicas da Índia nos tempos modernos.

Ela viajou muito por seu país e estabeleceu diversos centros espirituais e ashrams. Nos anos 1950, sua fama já se espalhara por toda Índia e exterior, e devotos vindos de toda a parte afluíam aos mais de 20 ashrams a ela filiados. Sua presença espiritual marcante, que abrangia poder interior e uma beleza cativante, conjugada a uma imensa generosidade e amor pelos outros, trouxe-lhe muitos admiradores, não só entre hindus, mas também entre fieis de outras fés.

"A mais perfeita flor que o solo da Índia produziu", como Ananda Mayi Ma foi descrita por um contemporâneo, ela nasceu no seio de uma piedosa e pobre família de origem bramânica no território da então Índia britânica, hoje Bangladesh. Por isso, só pôde frequentar a escola por um par de anos e mal foi alfabetizada. O que não a impediu de exibir, desde cedo, uma sabedoria subtil e refinada, simultaneamente prática e metafísica. Seu caso pode ser incluído entre os raros entre aqueles que a teologia chama de 'sabedoria infusa', ou seja, mesmo sem lhe ter sido ensinado, ela já "nasceu sabendo" muitas coisas.

À parte o que recebeu dos pais piedosos, Ananda Mayi Ma não teve uma formação religiosa regular. Não foi discípula de um guru, algo comum na Índia, mas recebeu tudo o que depois manifestou por inspiração interior. A rigor, como ela não foi discípula de um mestre, não foi mestre de discípulos, ou seja, não transmitia um método regular e tradicional de guiamento espiritual, como aliás é o caso do célebre gnóstico indiano Sri Ramana Maharshi, mas ensinava e apaziguava almas por seu carisma e suas palavras de sabedoria.

"Respirar sem pensar em Deus é um desperdício; só aos seres humanos foi dado o poder de buscar e encontrar Deus", ela disse uma vez, em referência ao caminho espiritual que ela favorecia e praticava, o da Lembrança de Deus, ou Japa-Yoga.

Para Ananda Mayi Ma, a vocação suprema vocação do ser humano é "aspirar à sua autorrealização, todas as outras obrigações são secundárias". Somente as ações que despertavam a natureza divina do homem podiam ser chamadas de ações, segundo sua visão "A exposição de Deus é a única exposição digna do nome, tudo o mais é futilidade e sofrimento", ela costumava dizer.

Ela incentivava as pessoas a seguirem suas respetivas religiões e mestres, e a escolher o Nome Sagrado mais atraente para seus corações e mentes, e a invocar este Nome constantemente.

"Encontrar-se é encontrar Deus, e encontrar Deus é encontrar a si mesmo", este era o seu lema de vida.(Wikipédia)


60 CITAÇÕES DE ANANDA MAYI MA


1. Se você adora Cristo, Krishna, Kali, Alá, ou Brahma, você realmente adora a única Luz, que também está em você, uma vez que essa Luz permeia todas as coisas."

2. Um verdadeiro devoto percebe que o seu Senhor está dentro e fora dele mesmo, e que Ele é todo poderoso - omnipresente, omnisciente e omnipotente. Compreendendo isso, o devoto simplesmente tenta expressar o seu total desamparo ao Senhor e aceita-O como único protetor e guia. Nessa oração tão sincera e de coração aberto, o devoto confessa a sua inutilidade, a carga inútil do seu ego. Ele ora ao Senhor para removê-lo, para destruí-lo. Este tipo de oração é uma meditação real, e definitivamente vai conduzi-lo ao objetivo.

3. O verdadeiro silêncio significa que a mente não tem mais nenhum lugar para onde ir.

4. Quando pelo dilúvio das nossas lágrimas o interior e o exterior se fundirem num, você encontrará a Ele, a quem você buscou com tanta angústia. Mais perto do que aquilo que está mais próximo, está o próprio sopro de vida, o centro de cada coração.

5. Eu movo-me como o vento, subtil e invisível, e todos os mundos da mente e da matéria, surgem.

6. Você deve cumprimentar cada novo dia com um coração de boas-vindas, para o sol também poder surgir dentro de você, para a sua luz dispersar toda a escuridão.

7. Toda tristeza é devida ao facto de que muitos são vistos, onde existe apenas Um.

8. É o desejo pessoal a própria causa do sofrimento.

9. Um golpe severo de destino levará você a Deus. Este será apenas uma expressão da Sua Misericórdia; Por mais doloroso que seja, é devido a esses golpes que se aprende a lição.

10. Como você busca a propriedade do jardim, você se sente infeliz. Seja o jardineiro em vez de tentar ser o proprietário, e então você se sentirá feliz.

11. Nunca o suave luar parece mais refrescante do que após o calor abrasador de um dia de verão.

12. Somente as ações que alimentam a natureza divina do homem merecem o nome da ação, todas as outras são um mero desperdício de energia.

13. Qualquer linha de comportamento que não acelere o processo divino no homem e na mulher deve ser evitado, não importa o quão sedutor possa parecer; mas qualquer comportamento que ajude a despertar a divindade inerente do homem e da mulher, deve ser decididamente adotado, embora seja, aparentemente, pouco convidativo.

14. Cada momento pertence a Deus.

15. Sempre que você tiver a oportunidade, dê aos pobres, alimente os famintos, ajude os doentes - faça o serviço como um dever religioso e você perceberá com a perceção direta que a pessoa atendida, aquele que serve e o próprio ato do serviço, estão separados apenas em aparência.

16. Assim como o gelo não passa de água, o Amado é sem forma, sem qualidades, e a questão da manifestação não surge. Quando isto é realizado, damos conta do Eu (o Ser).

17. Bem-aventurado é aquele [aquela] que no seu último suspiro pronuncia o Nome de Deus

18. Que comédia é esta Leela (jogo, brincadeira divina) de Deus! Que asilo lunático! Ele está brincando com Ele mesmo!

19. Sem amar a Deus, você não chegará a lugar algum. Lembre-se disso em todos os momentos da sua vida.

20. É possível praticar o Nome de Deus, mesmo nas circunstâncias mais adversas. Ele faz com que tudo aconteça, e portanto, Ele está sempre muito perto.

21. Quando você entrega tudo para Aquele, que é a própria Fonte da Paz, então, você só pode esperar a Paz.

22. Se você vive com a forte convicção de que Deus está num contacto muito próximo consigo, você gradualmente descobrirá que não existe nada além de Deus

23. Aspirar por Aquilo que é a Verdade Eterna é o ideal para o ser humano.

24. Trate com igual amor todas as pessoas com quem você tem relações. Assim, o abismo entre "eu" e "você" será totalmente preenchido.

25. Na medida em que você se torne indiferente às perseguições mundanas, assim será sempre um progresso para a Felicidade.

26. Concentre-se na respiração; Isso proporcionará um controle sobre a mente impedindo que ela se desloque para os objetos externos.

27. Você só terá paz quando se puder elevar acima dos desejos mundanos.

28. A Vontade Suprema; a Vossa vontade prevalecerá.

29. A Fonte da Bondade tudo realiza no tempo certo.

30. É necessário tentar dedicar ao Supremo toda as ações do nosso quotidiano.

31. Quem é esse que ama e que sofre? Somente esse faz um drama com consigo mesmo.
O indivíduo sofre porque percebe a dualidade. Encontre o Único em todos os lugares e em tudo.
E então, haverá um fim para a dor e para o sofrimento.

32. O alimento certo para a mente não pode ser obtido por qualquer coisa que pertença a este mundo, porque é perecível, só pode ser encontrado n'Aquilo que é Eterno. O sabor do Eterno ainda será a mente. O Universo foi criado a partir da alegria e é por isso que você ainda encontra alguma alegria nas coisas fugazes do mundo. Sem a alegria, a vida seria só uma provação. Você deve tentar atingir aquela grande Alegria que produziu o mundo.

33. Tenha sempre em mente isto: tudo está nas mãos de Deus, e você é a Sua ferramenta para ser usado por Ele, e como Ele quiser. Tente entender o significado de "tudo é Ele", e você se sentirá imediatamente livre de todos os encargos. Qual será o resultado de sua rendição a Ele? Nada mais parecerá estranho, tudo será o seu próprio Eu.

34. Para quem me conhece, eu sou uma com Ele. Para quem quer me conhecer, eu estou muito perto dele. E, para quem não me conhece, eu sou uma mendiga perante ele.

35. O poder para fazer você perceber o Incomparável manifesta-se através do Guru. Onde estiver a pergunta "Como eu devo proceder?" Então, aí, é visível que o Preenchimento, obviamente, ainda não foi alcançado.

36. É o Guru que aponta o método. Ele irá mostrar-lhe o caminho para entendê-Lo, e irá instruí-lo em seu sadhana (método, prática espiritual). E é para você continuar a praticá-lo fielmente. Mas os frutos só aparecem espontaneamente na forma da Autorrevelação.

37. Pergunta: Tenho razão ao acreditar que você é Deus?
Sri Anandamayi Ma: Não existe nada exceto Ele. Tudo e todos são apenas formas de Deus. Em pessoa, Ele veio aqui agora para dar-lhe Darshan (Darshan significa ver; ver um verdadeiro Guru é ver Deus).
Pergunta: Porque você está neste mundo?
Sri Ma: Neste mundo? Eu não estou em nenhum lugar. Eu sou Eu mesmo descansando dentro de Mim mesmo.
Pergunta: Qual é o seu trabalho?
Sri Ma: Não tenho trabalho. Para quem Eu posso trabalhar uma vez que existe apenas Um?

38. Nenhum fruto é igual. No entanto, é somente uma, e a mesma, vida que vibra em cada partícula da árvore. Portanto, é o mesmo Atman (o Eu, o Espírito) que habita em todos os lugares.

39. Portanto, nunca relaxe os seus esforços até que aconteça a Iluminação. Não deixe que nenhuma lacuna interrompa a sua tentativa, pois uma lacuna produzirá um redemoinho. Assim, o seu esforço deve ser contínuo como o fluxo do azeite. Ele deve ser sustentado e constante, um fluxo ininterrupto.

40. Goste ou não, você terá que tornar o Eterno como o seu companheiro constante - assim como um remédio que deve ser tomado.

41. Em verdade, Ele é tudo o que precisa ser dito.

42. Deus é a única Realidade. Conhecê-lo e experienciá-Lo é todo o propósito da existência humana. Portanto, não hesite em esforçar-se para alcançar esse grande objetivo. Seja paciente em todos os altos e abaixo da sua vida. Tudo vai ficar bem. Faça tudo aquilo que é necessário para ser feito, mas não fique ansioso. Faça o seu melhor e deixe o restante para Deus.

43. Aspirar Aquilo que é a Verdade Eterna é o objetivo correto para todo o ser humano.

44. A Palavra, só deve ser usada para falar de Ti, a Fonte do Universo. Tudo o resto é apenas futilidade e dor.

45. Na verdade, os descendentes do Eterno devem centrar seus pensamentos Nele. Divorciado d'Ele não poderá haver sequer uma perspetiva de Paz - nunca, nunca e nunca. -  Ao permanecer em Deus, o homem encontrará a Paz, o véu será levantado, e o Dissipador das tristezas revelado. Só Ele é o conquistador do mal, Ele é seu, Ele é o único tesouro existente no Coração humano.

44. Pergunta: O que você acha de todas essas novas pessoas que vêm vê-la quase todos os dias?
Resposta: Ninguém é novo. Todos são familiares para mim. Você e eu somos duas pessoas e ainda assim você e eu somos somente um; E a diferença entre nós dois também sou eu mesma: não pode haver dúvidas nenhumas sobre a dualidade. Apegos e ódios surgem do senso de dualidade.
A satisfação de todos é a minha satisfação.
A felicidade de todos é a minha felicidade.
A miséria de todos é a minha miséria

45. Quando você sente o poder dentro de si mesmo... quando a luz se aproxima de você, a partir de dentro... quanto mais você conseguir mantê-la em si, em absoluta calma e silêncio, mais esse poder, essa luz crescerá em intensidade. Se a menor abertura aparecer, há sempre o medo que ela possa escapar.

46. O esforço contínuo termina em Ser, sem qualquer esforço, ou seja, aquilo que foi alcançado pela prática constante é finalmente transcendido, e então, a espontaneidade surge.

47. Sri Ananda mayi Ma: lágrimas contínuas...
Pergunta: E se as lágrimas não vierem ?...
Sri Ananda mayi Ma: Então, você deve procurar a companhia daqueles que derramaram lágrimas, nomeadamente em Satsang (encontro com a verdade). Esse é o caminho mais fácil para Deus: através do amor e da devoção.

48. Você encontra Tudo, perdendo tudo.

49. A análise da substância de todas as coisas criadas, se for levada suficientemente longe, levará à descoberta de que essa mesma substância é idêntica, e igualmente presente em todas as criaturas: é Ele, é Aquilo, que é denominado por Consciência Pura.

50. Deixe que a sua mente seja como uma bonita flor que possa ser oferecida ao Senhor em total adoração.

51. À medida que as paredes da prisão do ego são quebradas, você se torna, cada vez mais e mais, persistente e sincero na sua busca da Realidade. Então, todas as múltiplas imagens que você percebe se fundem em uma Única imagem, e todos os seus sentimentos e emoções divergentes serão imersos no Único e Grande Oceano de Felicidade.

52. A dualidade é dor. Enquanto o homem não acordar para a sua identidade com o Único, o ciclo de nascimento e morte continuará para ele.

53. Quem são os verdadeiramente ricos? Aqueles que são possuídos pelo Tesouro Supremo existente no Coração - só esses são realmente ricos e vivem em abundância. Pobre e destituído deve ser chamado o homem em cujo Coração a lembrança de Deus não permanece. Depender unicamente Dele é o único dever do homem.

54. Infelizmente, a tristeza é a característica principal da vida neste mundo. Fixe a sua mente em Deus.

55. Sem amar a Deus, você não chegará a lugar algum. Lembre-se disso em todos os momentos.

56. Assim como não se rega as folhas de uma árvore, mas sim as suas raízes, também é preciso lidar com a doença do homem a partir da sua raiz. A raiz do homem está no cérebro. Portanto, o remédio para todos os males é acalmar a mente. Quando a mente do homem foi acalmada, tudo ficará bem com ele, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

58. A Felicidade divina... mesmo que seja do tamanho da mais ínfima partícula de um grão, nunca mais nos deixa; E, quando se atinge a essência de todas as coisas e se encontra o próprio Eu, essa é a Felicidade suprema. Quando é encontrada, nada mais fica por procurar; A sensação de querer não mais despertará, e o tormento do coração ficará calmo para sempre. Não fique satisfeito com apenas com a felicidade fragmentada, que é invariavelmente interrompida por choques e por golpes do destino. Mas torne-se completo, e alcançando a perfeição, seja VOCÊ MESMO.

59. Pergunta: como a mente se torna quieta?
Sri Anandamayi Ma: Pisando o caminho que leva à realização de "Quem sou eu?" O seu corpo que era jovem e que agora está velho, com os cabelos grisalhos e os dentes caídos, não dura para sempre. Não é o seu verdadeiro Eu. Portanto, o homem tem que descobrir quem ele realmente é. Quando ele tenta fazer isso, a sua mente será fornecida com o alimento certo que o acalmará. O sustento certo para a mente não pode ser obtido a a partir de qualquer coisa que seja deste mundo, ou seja, que seja perecível, mas só pode ser obtido unicamente a partir daquilo que é Eterno.

60. Pergunta: O que é melhor: a devoção ou o caminho do conhecimento?
Sri Ananda mayi Ma: Entregar-se ao Nome de Deus. Repita o Seu Nome dia e noite, e fique absorto na doçura do Seu Nome.



Palavras ditas por Ananda Mayi Ma a Paramahansa Yogananda:

"Pai, há muito pouco a contar". Ela derramou as suas graciosas mãos num gesto depreciativo. "A minha consciência nunca se associou a este corpo temporário. Antes de eu entrar nesta Terra, Pai, eu era a mesma. Como uma menina, eu era a mesma. Eu cresci em feminilidade, mas ainda assim, eu era a mesma. A família na qual eu nasci fez arranjos para ter este corpo ficar casado, mas eu ainda era a mesma... e, Pai, diante de você agora, eu sou o mesma. Sempre que a dança da criação muda tudo ao meu redor, neste salão da Eternidade, eu permaneço sempre a mesma".


Imagens de Ananda Mayi Ma :

(Palavras ditas por Ananda Mayi Ma na altura da sua Iluminação: "Eu não deixei o mundo, o mundo deixou-me. Eu não fui a lado nenhum. Eu estou aqui com todos vocês. Simplesmente, abandone as suas crenças em relação ao mundo, e você vai conhecer Isto como sendo Verdadeiro.")


https://www.youtube.com/watch?v=eazJ_P_eP7I


Traduzido da Página 1,2 e 3 de
http://realizedone.com/sri-anandamayi-ma/?p=
(Com o auxílio do Google Tradutor)

Comentários

  1. Respostas
    1. Ainda não fui à Índia, e ela pode ter muitos defeitos, mas é a Raínha do Espírito, na minha opinião. Ela "possui" aquele tesouro que Cristo falou. Muitos destes Santos são mesmo genuínos, autênticas manifestações de Deus.
      A Índia está velha sim, também deve ser a mais antiga civilização viva no planeta, mas como este tesouro não é corroído por nada deste mundo... Abraço e obrigado

      Eliminar
  2. Dear Blogger,
    Please see the details of this tour below.
    Rajasthan is a standout amongst the most delectable states of India. Voyagers come to visit the state keeping in mind the end goal to view the amazing palaces as well as grand forts that tell again the vacationers about the Rajputs of that time. Rajasthan is the major state of India. And the key destinations of the state can be visited around by the assistance of RAJASTHAN TOUR PACKAGES.
    India Trip Designer
    +91-9837332533

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens mais visualizadas dos últimos 7 dias