Identificação é Miséria | Contos Orientais



IDENTIFICAÇÃO É MISÉRIA

Junaid estava atravessando o mercado da cidade com os seus discípulos.

No caminho aproveitaria qualquer situação para ensinar.

Um homem estava levando a sua vaca puxando-a com uma corda, e Junaid disse ao homem: 'Espere', e disse aos seus discípulos: "Rodeiem este homem e a vaca. Eu vou ensinar uma coisa a vocês.

O homem parou - Junaid era um místico famoso - e ele também estava interessado no que ele ia ensinar a esses discípulos e como ele iria usá-lo e à vaca para ensinar. 

Junaid perguntou a seus discípulos: "Pergunto-lhes uma coisa: quem está ligado a quem? A vaca está ligada a este homem ou este homem está ligado a essa vaca?

Claro, os discípulos disseram: "A vaca está ligada ao homem. O homem é o mestre, ele está segurando a corda, a vaca deve segui-lo onde quer que ele vá. Ele é o mestre e a vaca é escrava."

E Junaid disse: "Agora, vejam".

Ele tirou a sua tesoura e cortou a corda - e a vaca escapou.

O homem correu atrás da vaca, e Junaid disse: "Olhem o que está acontecendo! Agora vocês veem quem é o mestre; A vaca não está interessada neste homem - na verdade, ela está escapando. E o homem estava muito irritado, e ele disse: "Que tipo de experiência é esta?"

Junaid disse aos discípulos: "E este é o caso da vossa mente."

Todas as parvoíces que você transporta dentro de si não estão interessadas em você. Você é que está interessado nelas, você está mantendo essa manada de alguma maneira - você está se tornando louco em mantê-las juntas de alguma maneira. Mas você está interessado nisso. No momento em que você perder o interesse, no momento em que você entender a inutilidade delas, elas vão começar a desaparecer; Como a vaca, elas escaparão.

"Um dia, o sol e uma caverna começaram uma conversa. O sol teve dificuldade em entender o que "escuro" e "húmido" significava, e a caverna não conseguiu entender o significado de "claro e luminoso", então eles decidiram mudar de lugar. A caverna subiu ao sol e disse: "Ah, agora já sei, isto é maravilhoso. Agora desça e veja onde eu estive vivendo." O sol desceu na caverna e disse: "Eu não vejo nenhuma diferença ".
Histórias Sufis
traduzido livremente de

Comentários

Mensagens mais visualizadas dos últimos 7 dias