Aparições da Virgem Maria Em Medjugorje


Nossa Senhora de Međugorje
(também conhecida como Rainha da Paz) 
 
Aparições da Santíssima Virgem Maria Em Medjugorje 

(Sul da Bósnia e Herzegovina, antiga Jugoslávia)

Há 30 anos Medjugorje era uma desconhecida vila rural no interior da extinta Jugoslávia. As famílias, em sua maioria pobres, trabalhavam em suas plantações de tabaco e uva. As crianças e jovens trabalhavam na lavoura e estudavam. Muitos deixavam a região para buscarem melhores oportunidades em outros países da Europa. Ninguém, jamais, elegeria Medjugorje como destino de uma viagem de férias. As famílias, católicas, carregavam uma história heróica de resistência de seus antepassados. E a geração daquela época, quando tudo começou, vivia oprimida pelo regime comunista.

Em Medjugorje não era costume se falar das aparições de Nossa Senhora em Fátima ou Lourdes ou outra. Tanto assim que vários videntes declaram que não sabiam que existiam aparições de Nossa Senhora.

O inicio das aparições deixou a todos perplexos: os próprios jovens (eles viviam um misto de felicidade e perplexidade) , seus pais e familiares, o povo da Vila e redondezas, as autoridades da Igreja local e as autoridades administrativas e policiais da época, a medicina local e outras instâncias de autoridades cientifica.

No começo os próprios videntes tinham alguma dúvida. Vicka, orientada pela avó, levou água benta no terceiro dia, aspergiu a aparição e disse: 'Se és Nossa Senhora fica..senão vai embora!' Nossa Senhora apenas sorriu. Nos primeiros dias seus pais procuraram o padre local sem saber o que fazer. Diziam: "Padre, eu não sei o que fazer... meu filho diz que vê Nossa Senhora?" O padre alertava aos jovens que não se devia brincar com coisa tão séria. A polícia os levava para interrogar e para exames médicos psiquiátricos. Médicos e assistentes sociais subiram na colina para presenciar a aparição e sairam de lá perplexos. Todos os exames sempre os declaravam normais. No oitavo dia, fugindo da polícia, bateram na porta da Igreja e pediram proteção ao pároco padre Jozo Zovko. Ele os levou para dentro e lá Nossa Senhora lhes apareceu e padre Jozo começou a acreditar.

Dia 24 de junho de 1981, quando primeiro se falou que Nossa Senhora tinha aparecido, foi uma quarta feira . No dia 27 Nossa Senhora se apresentou com a Rainha da Paz. No quarto dia, após as aparições dos dias 25, 26 e 27, já se reuniram no domingo, dia 28, aproximadamente quinze mil pessoas de Medjugorje e redondezas para acompanharem o fenómeno. E a partir dali o fluxo de peregrinos nunca mais parou de crescer.

Exatamente 18 meses após o início das aparições, no Natal de 1982, Mirjana numa aparição que durou 45 minutos, foi a primeira vidente a receber o décimo segredo e a deixar de ter aparições diárias. Nossa Senhora lhe prometeu aparecer no dia 18 de maio anualmente. Naquele 25 de dezembro Nossa Senhora também lhe entregou o 'pergaminho' onde todos os 10 segredos estão escritos com a data de sua realização. Um pouco mais tarde , orientada por Nossa Senhora, Mirjana escolhe um sacerdote que terá a missão de revelar os segredos 3 dias antes de eles acontecerem. Ela, que tinha a liberdade de escolher a qualquer sacerdote, escolhe o padre franciscano Pedro Ljubicic. A escolha é aprovada por Nossa Senhora.

A notícia das aparições já se espalhara pelo mundo. Em 1983 o Governo da Jugoslávia autorizou peregrinações e multidões começam a afluir para Medjugorje. Também em 1983 e 1984 duas universidades da Itália e da França fazem uma profunda investigação científica médico-teológica sob a direção do Dr Henry Joieux (França), Dr Luigi Frigério (Itália) e do grande teólogo, especialista em aparições marianas, René Laurentin.sobre os videntes e as aparições. As comissões cientificas declaram a idoneidade dos videntes, a sua perfeita sanidade mental e a identificação positiva daqueles fenómenos, sob a ótica da teologia, com aquilo que a teologia mística conhece a respeito do assunto.

Apesar disso, o bispo da Diocese de Mostar, Dom Pavao Zanic, a qual pertence a paróquia de Medjugorje declara serem falsas as aparições. A Congregação para a Doutrina da Fé presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, não acata esta opinião e transfere para a Conferência Episcopal da Iugoslávia a responsabilidade das investigações.

Em março de 1984 Nossa Senhora começa a dar as mensagens todas as quintas feiras através da vidente Marija Pavlovic para a Paróquia de Medjugorje e consequentemente para o mundo .

Em maio de 1985 Ivanka Ivankovic recebe o décimo segredo e deixa de ter as aparições diárias passando a tê-las em 25 de junho anualmente.

Em 1986, Ivanka, com 19 anos de idade, casa-se com Rajko Elez.
Em janeiro de 1987 Nossa Senhora passa a dar as mensagens através de Marija Pavlovic, não mais todas as quintas feiras, mas uma vez por mês nos dias 25 e estas permanecem até a atualidade.
Em agosto deste mesmo ano iniciam-se as aparições mensais para Mirjana Soldo todos os dias 2 quando Nossa Senhora vem para rezar com ela pelos incrédulos que, segundo Nossa Senhora, são os responsáveis pelos males que acontecem no mundo. Nossa Senhora sempre se refere a estas pessoas como aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.

Em 1989 pe Slavko Barbaric reune em torno de 100 jovens de 5 países diferentes que queriam aprofundar o entendimento e a vivência da mensagem de Medjugorje e realiza o primeiro Festival da Juventude com canções, orações e testemunhos. A partir desta data, todos os anos, acontece em Medjugorje o Festival da Juventude com número crescente de jovens de muitos países diferentes.

Em 1989 ocorre a queda do comunismo levando à desintegração da União das Repúblics Socialistas Soviéticas (URSS).. Estremece-se a frágil unidade da Federação Jugoslávia mantida desde o final da Segunda Guerra pela liderança do general Tito, que morrera em 1980, e pelo domínio imperialista da União Soviética.

Em setembro de 1989 Mirjana Dragicevic, com 24 anos, casa-se com Marko Soldo.

Em abril de 1991 a Comissão Teológica definida pela Igreja como responsável por Medjugorje aceitou oficialmente Medjugorje como um lugar de oração e de adoração. E deu a autorização para peregrinações particulares.

Dez anos exatamente após o início das aparições, em 25 de junho de 1991, a Croácia e a Eslovénia declaram a sua independência da Jugoslávia iniciando o processo de desintegração daquele país. E em 1992 inicia-se a guerra da Bósnia que segue até 1995 causando a morte de mais de 200 mil pessoas e a dissolução definitiva da Federação da Jugoslávia com a formação de seis novos países entre eles a Bósnia-Herzegovina onde fica Medjugorje. Medjugorje não é diretamente atingida pela guerra, mas permanece como um oásis de paz em meio ao conflito.

Jakov, com 22 anos, Casou-se no Domingo de Páscoa de 1993 na Igreja de São Tiago em Medjugorje com Anna Lisa Barozzi uma jovem italiana

Em setembro de 1993 Marija Pavlovic, com 28 anos, casa-se com Paulo Lunetti

Em 1994, com 29 anos, Ivan Dragicevic casou-se com a jovem americana Laureen Murphy.

Em agosto de 1996 Doutor Navarro Valls, o Porta-Voz da Santa Sé, apresentou de forma explicita a posição de Roma: “Não se pode proibir as pessoas de irem lá a menos que se prove serem falsas as aparições. Isto não aconteceu até o momento; então ninguém pode dizer para as pessoas não irem lá se elas assim o desejarem. Quando os fiéis católicos vão a algum lugar eles têm direito aos cuidados espirituais. Assim, a Igreja não proíbe que sacerdotes acompanhem peregrinações a Medjugorje na Bósnia-Herzegovina” .

No dia 11 de setembro de 1998 Nossa Senhora comunica a Jakov Colo que no dia seguinte a ele seria revelado o décimo segredo .Jakov estava em viagem aos Estados Unidos da América. No dia seguinte, Nossa Senhora lhe aparece, revela o décimo segredo e comunica que a partir daquele dia ela lhe apareceria uma vez por ano pelo Natal e não mais diariamente. Exatamente três anos depois da última aparição regular a Jakov, nos Estados Unidos, acontecem os atentados às torres gémeas e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001.

Entre abril e dezembro de 1998 dois novos estudos científicos psicofisiológicos e psicodiagnósticos foram realizados nos videntes a pedido das autoridades eclesiásticas responsáveis imediatas pela paróquia de São Tiago (Medjugorje). O objetivo era de comparar os fenómenos em 1998 com aqueles encontrados nos estudos franceses e italianos anteriores de 1983-1984. Participaram destes estudos o Instituto de Ciências de Fenómenos Paranormais - (Innsbruck -Áustria), o Centro de Estudos e Investigações Psico fisiológicas dos Estados de Consciência (Milão - Itália), a Escola Europeia de Psicoterapia e Hipnose (Milão- Itália) e o Centro de Parapsicologia (Bolonha - Itália). Destes estudos se declarou que durante os últimos 17 anos (os exames foram realizados em 1998) a contar do início de suas experiências relacionadas com as aparições estas pessoas não manifestaram nem manifestam nenhum sintoma patológico como perturbações de transe, perturbações dissociativas e perturbações de perda do sentido da realidade. Que, de fato, estas pessoas manifestaram sintomas vinculados a reações de stress que são justificados, pois surgem devido a uma grande estimulação exógena e endógena como consequência de sua vida quotidiana. De suas conversas pessoais se descobre que o estado inicial de consciência e o estado posteriormente transformado surge devido às experiências incomuns que eles mesmos têm reconhecido e definido como visões/aparições da Virgem Maria.

Em novembro do ano 2000 morre padre Slavko Barbaric que estava em Medjugorje desde 1982 e que foi diretor espiritual dos videntes. Pe Slavko, que falava cinco línguas, esteve no Brasil em janeiro do ano de 1989. Ele morreu no monte Krizevac. numa sexta-feira após a realização da Via-sacra com os peregrinos. Numa aparição do dia seguinte Nossa Senhora revela que ele está junto com ela no Céu intercedendo por todos.

Em janeiro de 2002, com 37 anos, Vicka casa-se com Mario Mijatovick na Igreja de Medjugorje.

Em 2005 foram realizados novos exames neurológicos que revelaram que durante as aparições, estando os videntes com os olhos abertos, seus cérebros mantêm-se em ritmo alfa, isto é, em profundo relaxamento.

A Festa dos 25 anos, em 2006, atraiu a Medjugorje em torno de duzentas mil pessoas vindas de 47 países .

O 18º Festival da Juventude, em agosto de 2007, novamente atraiu milhares de jovens à Medjugorje

Em 2008, Dom Dominique Mamberti, o Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados (Ministro de Relações Exteriores) esteve em visita oficial à Bósnia-Herzegovina de 26 a 29 de abril . Num encontro de uma hora, Dom Mamberti transmitiu as saudações do Papa Bento XVI a todos os franciscanos daquela Província e reafirmou a inestimável importância do papel dos religiosos na Igreja local e em todo o mundo.



 Vídeo dos Videntes de Medjugorje No Início das Aparições 
(Inicio dos anos 80):


Documentário das Aparições Marianas em Medjugorje

Parte 1


Parte 2


Site do qual retirei o texto:http://www.medjugorjebrasil.com/
Facebook do qual retirei o texto:https://www.facebook.com/medjugorjebrasiloficial/

Comentários

Mensagens mais visualizadas dos últimos 7 dias